WA Calendar  

23WA Rankings Competition Logo RGB

   

Calendário Regional AAALGARVE  

CAL REG 24

   

Em Linha  

Temos 391 visitantes e sem membros em linha

   

Estatisticas  

Visitas
320
Artigos
3766
Favoritos web
9
Ver visitas de Artigos
9881228
   

Cãibra

Muitas pessoas temem o aparecimento da cãibra durante a prática do exercícios físicos, mas ela não é uma consequência desencadeada apenas pela actividade física. Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente, em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio.

Definição e Causa

As Cãibras musculares, que com relativa frequência surgem no desporto, são principalmente devidas à fadiga muscular e caracterizam-se por uma dor súbita e violenta, que afecta um músculo tornando-o rígido.

A cãibra se caracteriza por espasmos intensos ou contração muscular súbita, involuntária e dolorosa de caráter transitório, definida por muitas pessoas como uma contraçao no músculo seguida de uma dor muito forte.

Esta contração pode ocorrer em um determinado músculo ou grupo muscular, que se contrai vigorosamente de forma dolorosa. A dor parece ser proporcional ao número total de unidades activas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor.

Alguns factores mais frequêntes que podem determinar a ocorrência de cãibra, como:

- Perda excessiva de água e sais minerais, como sódio e potássio, através da transpiração; - Acúmulação excessiva de ácido láctico no músculo em consequência de grande esforço físico; - Deficiência de fluxo sanguíneo, geralmente nos membros inferiores, causada por resfriamento, mudança brusca de temperatura ou problemas vasculares.

Para preveni-las, você deve cumprir as seguintes orientações:

- Mantenha uma dieta alimentar balanceada em sais minerais; - Beba de 250 ml à 350 ml de água ou isotônicos durante 1 hora de exercícios, de 20 em 20 minutos, mantendo-se hidratado; - Coma bananas e laranjas para abastecer-se de potássio, antes ou durante o exercício; - Alongue bem a musculatura antes e depois de qualquer actividade física; - Repouso e boa adaptação à mudança de temperatura também ajudam a prevenir esta inconveniente presença; - Se a cãibra aparecer, alongue o músculo ou grupo muscular afectado massajando-o com as mãos.

Outras causas potenciais

Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. Se cãibras apareceram sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.
Soluções rápidas para cãibras

Quando as cãibras aparecerem durante um exercício ou competição, tome as seguintes medidas: 1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efectivos. 2. Massajai a área. Esfregar o músculo afectado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área. 3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.

Qua atitude terapêutica?

O tratamento imediato reduz-se à massagem com forte estiramento do músculo contraído. Numa fase seguinte, os banhos quentes de imersão, os relaxantes musculares e uma tonificação muscular revelam-se suficientes e apropriados.

 

 

Bibliografia

Andersen, M. B., Williams, J. M., A model of stress and athletic injury: Prediction and prevention. J. Sport Exerc. 10: 299-306, 1988.

Crossman, J., Psychosocial factores and athletic injury. J Sports Med. 25:151-154, 1985.

Pesquisa elaborada por: Filipe Lara Ramos, Quiromassagista e Massagista terapêuta e desportivo.

   
Copyright © 2024 Associação de Atletismo do Algarve. Todos os direitos reservados.
Joomla! software livre. Licença GNU GPL.
© Associação de Atletismo do Algarve