Comunicado n.º 22 - Torneio Regional Vamos Brincar ao Atletismo

Detalhes
Comunicado Oficial n.º 22-13/14                                                                   Data: 2014/01/15

Para conhecimento dos clubes filiados, órgãos de comunicação e demais interessados, comunica-se:

TORNEIO REGIONAL “VAMOS BRINCAR AO ATLETISMO”

 

Nota introdutória:

A Associação de Atletismo do Algarve, irá dar continuidade às atividades para os escalões de Benjamins A e B, organizando o Torneio “Vamos Brincar ao Atletismo”, sendo uma atividade desenvolvida sob a forma de um “circuito de estações”, com situações lúdicas e competitivas

(facilitadas) do atletismo, onde as crianças são motivadas para correr rápido, lançar e saltar longe, marchar e correr com ritmo.

Todas as funções de ajuizamento e secretariado, serão efetuadas por elementos dos clubes, tais como treinadores, familiares, atletas mais velhos, dirigentes, etc.

1ª Jornada – Dia 25 de Janeiro de 2014

Local: Nave Desportiva de Vila Real de Stº António

  1. Destinatários: Benjamins A (2005 a 2008) e Benjamins B (2003/2004).
  2. Programa de Provas:

     Aquecimento coletivo

Estação 1 -Corrida de velocidade com obstáculos (30 metros)/ Estação 2 –Saltitão (5 saltos pés juntos – caixa areia)/ Estação 3 – Lançamento Peso com Bola Medicinal (1kg – Benjamim A/ 2kg – Benjamim B)/ Estação 4 – Penta salto (Benjamins A) / Deca salto (Benjamins B)/Estação 5 – Turbo Lançamento (Vortex)

  1. Programa horário:

             14.00h: Limite para a confirmação das inscrições

             14.30h: início do aquecimento coletivo

             14.50h: Organização dos atletas por estações

             15.00h: início da competição na 1ª estação de cada grupo; cada grupo fica 15 minutos em

                           cada estação

             16.30h: corridas de velocidade 40m (Nave Desportiva)

             17.10h:Estafetas com barreiras (conforme numero de participantes e organização da            

             Atividade.

1ª Jornada – Regulamento Especifico

1. Participação: atletas filiados dos escalões de Benjamins A (2005 a 2008) e Benjamins B (2003/2004), em representação de clubes ou como individuais.

2. Inscrições:

   a) As inscrições devem ser efetuadas em impresso próprio da AAALG entregue no local até à hora

       indicada no regulamento.

   b) Cada clube ou atleta, para participar na jornada tem obrigatoriamente de indicar, pelo menos,

       um nome do (s) colaborador(es) da atividade.

3. Em função do número de participantes, os atletas são divididos em grupos (mistos) do mesmo escalão etário (Benjamins A e Benjamins B), com número equilibrado de elementos.

4. As provas são organizadas como um circuito de estações, onde os atletas experimentam cada situação durante 15minutos.

5. Depois da prática, os atletasrealizam ensaios para medição, sempre em função do número de participantes e das condições de organização.

6. Nas estações 2, 3, 4 e 5, a medição é efetuada por patamares separados de 25cm.

7. A cada participante é entregue um boletim de registo onde, ao longo da atividade, os diferentes colaboradores vão assinalando os resultados nas diferentes estações.

Regulamento Geral 2013/2014

Torneio “Vamos Brincar ao Atletismo

 

  1. Podem participar só atletas Federados do Escalão de Benjamins A (2005 a 2008) e Benjamins B (2003 e 2004) de ambos os géneros.
  2. Os atletas podem participar individualmente e/ou em equipas do mesmo escalão;
  3. O número de ensaios para as provas individuais é definido em função do número de participações por escalão e género.
  4. Ao primeiro classificado em cada prova individual será atribuído 12 pontos, ao segundo 10 pontos e ao terceiro 9 pontos, ao quarto classificado será atribuído 8 pontos, ao quinto classificado 7 pontos, ao sexto classificado 6 pontos, ao sétimo 5 pontos, ao oitavo 4 pontos, ao nono 3 pontos, ao décimo 2 pontos e do décimo primeiro até ao último, será atribuído 1 ponto.
  5. Em caso de empate, conta como forma de desempate o 2º melhor registo, e assim sucessivamente;
  6. Será considerado o melhor atleta da Jornada, o atleta que tenha obtido o maior número de pontos do somatório dos obtidos em cada prova em que participou;
  7. Relativamente à classificação nas estafetas, obedece-se à mesma pontuação referida no ponto 4, com a pontuação obtida dividida pelos elementos (independentemente de participarem na mesma equipa elementos de Clubes diferentes).
  8. Será considerado o melhor Clube da Jornada, a equipa que tenha obtido o maior número de pontos do somatório dos obtidos por cada elemento em cada prova em que participe (no máximo de 4 por Clube);
  9. As fichas de Registo Individual e por equipas deverão ser entregues, com o cabeçalho devidamente preenchido, no secretariado do torneio, 30 minutos antes do início da atividade;
  10. Cada Clube, independente do número de inscritos terá de ter obrigatoriamente a presença de 1 acompanhante no local de realização das provas, para auxiliar os atletas e colaborar com a organização sob pena de desclassificação do (s) atleta (s) participante.
  11. Este Torneio terá a realização de 3 Jornadas de Pista, onde só podem participar atletas federados, podendo haver um aumento de Jornadas mediante a organização conjunta com outros eventos na Rua ou Pavilhão. Caso aconteça, os Clubes serão informados com antecedência;
  12. Será considerado o melhor atleta do Torneio, o atleta que tenha obtido o maior número de pontos do somatório dos obtidos em cada Jornada que participou, sendo divididos pelo escalão de Benjamin A e B de ambos os géneros;
  13. Será considerada a melhor equipa do Torneio, aquela que obtenha a maior pontuação somando os 4 melhores atletas por cada escalão e género;
  14. No restante respeitar-se-á o descrito no Regulamento Geral de Competições da Federação Portuguesa de Atletismo.

Saudações Desportivas,

O Presidente da Direção

Artur Lara Ramos

   
© Associação de Atletismo do Algarve