Comunicado n.º 61 - Atletismo para pessoas com deficiência

Comunicado Oficial n.º 61-13/14                                                                   Data: 2014/10/10

ATLETISMO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A Federação Portuguesa de Atletismo é a entidade responsável, em Portugal, pela promoção e desenvolvimento do Atletismo nas suas diversas disciplinas, nas quais se inclui o atletismo para pessoas com deficiência mais comumente conhecido como atletismo adaptado.

A FPA será, a partir da época 2014/2015 (que se inicia a 1 Novembro 2014) a entidade responsável pela organização dos Campeonatos Nacionais, pela homologação de resultados obtidos nas mais variadas provas, pela tutela das Seleções Nacionais IPC, pela gestão dos Projetos de Preparação Paralímpica Rio 2016 e Surdolímpica Ancara 2017.

Assim sendo, todos os atletas interessados em participar nas provas regionais ou nacionais da FPA ou associativas deverão estar filiados na FPA, através das suas Associações Regionais.

Os atletas integrados no Alto Rendimento e Plano de Preparação Paralímpica deverão solicitar no ato da inscrição nas Associações Regionais, o seguro desportivo exigido pela Federação, quer seja contratado à Associação ou à Federação.

Irão ser promovidas ações de formação específicas para os diversos agentes desportivos envolvidos neste subsistema desportivo com o objetivo de minimizar algumas lacunas formativas existentes e dotá-los de ferramentas atuais e adequadas.

Por último, gostaríamos de realçar que para que todo o processo de inclusão ocorra da melhor forma e com o menor impacto possível, é para nós muito importante o feedback de todos os envolvidos (Associações Regionais, Clubes, etc.), por isso estamos sempre ao vosso dispor para o esclarecimento de qualquer dúvida.

Saudações desportivas,