Comunicado n.º 43 - Campeonato Regional de Trail do Algarve

Detalhes

C20202021

Comunicado Oficial n.º 43 - 20/21                                                                                Data: 2021/05/25

Para conhecimento dos clubes filiados, órgãos de comunicação e demais interessados, comunica-se:

CAMPEONATO REGIONAL DE TRAIL LONGO DO ALGARVE

 

REGULAMENTO

1. Condições de participação

1.1. Idade participação

No Campeonato Regional de Trail do Algarve (CRTALG) poderão participar indivíduos nascidos em 2001 e anteriores (20 anos ou mais), não sendo permitida a participação de atletas com idade superior a 65 anos (idade de risco em contexto pandemia COVID 19), desde que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências provocadas pela sua participação e derivadas da sua forma física

A competição destina-se a atletas filiados na AAALG, com processo de filiação completo até dia 25 de Junho de 2021.

O ato de inscrição pressupõe a aceitação integral do presente Regulamento, das normas da IAAF/FPA adaptadas ao Trail Running e das decisões do Júri da prova, que são soberanas e das quais não cabe recurso.

Os pedidos de inscrição devem ser feitos exclusivamente em: www.crono.aaalgarve.org em formulário específico para o efeito. As inscrições encerram às 23:59 do dia 27 de Junho de 2021 ou antes, se se atingir o limite máximo para a distância competitiva.

O número de inscrições disponíveis é:

CRTALG (atletas filiados na AAALG)

Prova aberta (Atletas não filiados)

100

80

Com o limite permitido de 200 inscrições, a organização reservará até 20 inscrições para satisfazer os seus compromissos com parceiros institucionais, patrocinadores e outras parcerias.

1.2. Condições físicas

Para participar é indispensável ter a condição física adequada às características desta prova de extrema dureza, nomeadamente o terreno muito técnico, longas subidas e descidas, e desnível acumulado.

1.3. Definição possibilidade ajuda externa

O princípio de corrida individual em semi-autonomia é a regra. A semi-autonomia define-se como a capacidade de ser autónomo entre dois postos de reabastecimento, tanto do ponto de vista alimentar como do vestuário e da segurança, que permita adaptar-se a problemas imponderáveis que surjam, sejam ou não previsíveis de antemão.

Este princípio implica as seguintes regras:

- Cada corredor tem de transportar durante a totalidade da prova todo o material obrigatório que vem descrito no parágrafo “Equipamento”.

- Este material deverá ser transportado em bolsa/saco/mochila apropriado e deverá ser presente para inspeção aos juízes sempre que estes o solicitem sob pena de penalização/desclassificação caso não o possuam ou não consintam a inspeção.

- Nos Postos de Apoio e Controlo (PAC) haverá abastecimento liquido a ser cedida para completar os recipientes que para esse efeito os concorrentes transportem consigo.

- A passagem pelos PAC é obrigatória mesmo que o participante não pretenda usufruir de qualquer tipo de apoio. A não passagem por um PAC implica a desclassificação do participante.

- Os participantes devem ter ainda em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível devendo cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões.

1.4. Colocação do peitoral

O peitoral do atleta é pessoal e intransmissível e, tal como o nome indica, deve ser usado à frente. O número e os patrocínios à prova existentes no dorsal não poderão de forma alguma estar cobertos. O atleta que não tiver o seu dorsal à frente e visível será advertido. Em caso de perda do dorsal, o atleta sofrerá uma penalização de 30 minutos no tempo final da prova.

1.5. Regras conduta desportiva

Todos os atos dos eventos deverão ser norteados por um completo fair-play, assumindo a organização e os concorrentes, pelo fato de aceitarem este regulamento ao inscrever-se, aquilo que é o património cultural deste desporto emergente: respeito pelo desafio, entreajuda e respeito pelos outros concorrentes, organizadores e colaboradores; respeito pelo ambiente natural em que decorrem procurando um impacto ambiental nulo.

2. Prova

2.1. Apresentação da prova / Organização

A prova é organizada pela Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Faro.

2.2. Programa / Horário

Dia da prova: 3 de Julho de 2021

Escola EB2,3 Francisco Belchior (Estoi)

15:00 – Abertura do secretariado

16:00h – Fecho do secretariado

17:00h – Início da preparação das partidas/ Entrada de atletas para as box´s

17:30h – Partida CRTALG 25km

Nota 1: Possibilidade de corte aplicável aos atletas que cheguem ao PAC 1 (15km) depois das 20h00.

Nota 2: Início da entrega dos prémios após a chegada e confirmação dos resultados dos 3 primeiros atletas da geral feminina e masculina (Chamada pela instalação sonora).

2.3. Distância (categorização por distância) / altimetria / categorização de dificuldade ATRP

CRTALG: 26 Km com D+ 900 m

Classificação ATRP: Trail Longo, grau de dificuldade: 3

2.4. Perfil altimétrico

O perfil altimétrico será disponibilizado no sítio da prova em: www.aaalgarve.org

2.5. Tempo limite

 

               CRTALG

4h00 de tempo limite

 

 

 

 

O tempo limite da prova será:

Por motivos de segurança, incêndio ou qualquer outro motivo de força maior – a organização reserva-se o direito de modificar o traçado ou a distância a ser percorrida ou mesmo a cancelar o evento. O PAC será o posto de informação privilegiados para comunicar aos concorrentes as decisões técnicas respeitantes ao evento.

2.6. Metodologia de controlo de tempos

O controlo de tempos do atleta será efetuado por meio eletrónico “chip” pelos juízes da Associação de Atletismo do Algarve.

2.7. Postos de controlo

Haverá postos de controlo ao longo da prova. A não passagem dos concorrentes por todos os postos de controlo implica a sua desclassificação.

2.8. Locais dos abastecimentos

Haverá apenas 1 ponto de abastecimento, aproximadamente aos 15km, localizado na zona de Alface.

2.9. Material obrigatório/ verificações de material

O material obrigatório, poderá ser verificado ao longo da prova, sendo constituído por:

- Mochila de água ou porta bidões com capacidade mínima de 500 ml, que deverá estar cheia à partida da prova.

- Recipiente para consumo de líquidos (não existirão copos nos postos de abastecimento)

- Telemóvel com bateria carregada;

- Máscara

2.10. Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário

Os participantes devem ter em consideração que não haverá qualquer corte de trânsito em vias onde a circulação automóvel seja possível, devendo cumprir-se escrupulosamente todas as normas aplicáveis plasmadas no Código da Estrada e demais legislação e regulamentação em vigor, em especial no que respeita aos peões.

Ao longo de todo o percurso, nas partes mais técnicas e cruzamentos, poderão estar membros da organização a fim de garantir a segurança de todos os participantes.

Em caso de urgência os participantes poderão ligar para o número de emergência que estará impresso no dorsal.

2.11. Penalizações/ desclassificações

Os participantes que não cumprirem as normas constantes no regulamento serão impedidos de participar se a infração respeitar a procedimentos prévios à partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a realização do evento.

De modo a salvaguardar o direito dos concorrentes à reclamação poderá ser permitida a continuidade em prova.

Será penalizado ou desclassificado todo o atleta que:

Desclassificação

Penalizações

Não leve o material obrigatório

Não leve o seu dorsal bem visível

(penalizado até 10min.)

Não cumpra a totalidade do percurso

Não efetue o percurso sinalizado

(penalizado em 1h)

Deteriore ou suje o meio ambiente por onde passe

Perda do dorsal (penalizado em 30min.)

Ignore as indicações da organização

 

Tenha alguma conduta anti-desportiva

 

Receba qualquer tipo de assistência do exterior

 

2.12. Responsabilidades perante o atleta/participante

Não haverá direito a devoluções do valor do pagamento da inscrição exceto se a prova for anulada por motivos de pandemia COVID-19, e por motivos imputáveis à Organização. Em caso de incêndio, catástrofe natural ou se as forças de segurança determinarem medidas excecionais devido a fenómenos naturais que obriguem à interrupção ou cancelamento da prova, não haverá direito a devolução do valor da inscrição.

2.13. Seguro desportivo

Os atletas filiados na Associação de Atletismo do Algarve têm seguro desportivo da FPA.

Aos atletas não filiados, o seguro de acidentes pessoal de acordo com a legislação em vigor está incluído na inscrição. O número da apólice será comunicada aos atletas antes da prova.

Caso existe franquia, o seu pagamento é da responsabilidade do atleta.

2.14. Desistências

Em caso de abandono o atleta deverá optar por fazê-lo preferencialmente no PAC, comunicando obrigatoriamente o abandono aos elementos da organização. Na impossibilidade de o fazer deverá contactar a organização. O dorsal deverá ser entregue a um elemento da organização e poderá ser recolhido posteriormente no secretariado.

2.15. Balizagem do percurso

Todo o percurso estará balizado com fitas, bandeiras, setas e marcações horizontais. Não será fornecido track dos percursos.

3. Inscrições

3.1. Processo inscrição

A inscrição é pessoal e intransmissível e será aceite por ordem de chegada. As inscrições serão exclusivamente aceites através da www.crono.aaalgarve.org

Para os atletas filiados, deverão colocar o número de registo da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

Para os atletas não federados, a veracidade dos dados fornecidos é da exclusiva responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de Seguro.

Não se aceitam alterações dos dados fornecidos pelos participantes após o término das inscrições (dia 27 de Junho de 2021).

Em caso de não preenchimento das 100 vagas para os atletas filiados na AAALG, a organização reserva-se no direito de aceitar inscrições de atletas não filiados, para alem das 80 inscrições já atribuídas (aceites por ordem cronológica).

Em caso de dificuldade, contatar a Organização através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

3.2. Valores e períodos de inscrição

Como prova integrante do Campeonato Regional de Trail, os atletas filiados na AAALG não pagam inscrição. Para os atletas não filiados, haverá lugar ao pagamento da taxa de inscrição.

Prazos:

Atletas filiados AAALG

Atletas não filiados

CRTALG 25km

27 Junho 2021

27 Junho 2021

Gratuito

15 €

3.3. Condições devolução do valor de inscrição

Não haverá direito a devoluções do valor do pagamento da inscrição exceto se a prova for anulada previamente por motivos imputáveis à Organização, nomeadamente às questões sanitárias em tempo de pandemia COVID19.

As inscrições são pessoais e intransmissíveis.

Os dorsais serão entregues na sede da AAALG nos dias 1 e 2 de Julho (das 14:30h às 17:30h)

Só em casos excecionais e justificativos, os dorsais serão entregues no secretariado da prova no dia do evento (3 de Julho).

Os participantes não filiados deverão apresentar o CC/BI/DNI no momento de recolha dos mesmos.

Não haverá entrega de dorsais no dia da competição (exceto casos excecionais, devidamente justificados).

3.4. Material incluído com a inscrição

Dorsal, chip, líquidos nos postos de abastecimento e no final da prova, medalha finisher.

3.5. Secretariado da prova/ horários e locais

A organização coloca um secretariado situado na Escola EB2,3 Joaquim Belchior, para informações adicionais, abrirá no dia 3 de Julho às 15:00 horas e terminará impreterivelmente às 16:00h horas, para informações adicionais sobre a competição.

3.6. Serviços disponibilizados

A partida e chegada serão na Escola EB2, 3 Joaquim Belchior, e onde funcionarão todos os serviços de apoio pré e pós prova, nomeadamente:

- WC's;

- Serviço de ambulâncias e socorristas ao longo do percurso.

- Não haverá duche.

4. Categorias e Prémios

4.1. Definição data, local e hora entrega prémios

Só serão atribuídos os prémios no local da competição aos 3 primeiros classificados da geral individual de ambos os géneros. Se os atletas não estiveram presentes, serão chamados posteriormente ao pódio. Se for solicitado o envio de prémios por correio os custos inerentes ficarão a cargo dos premiados.

4.2. Definição dos escalões etários/ género/ individuais

Masculinos

Femininos

Sub 23 M-23 (<23 anos)

Sub 23 F -23 (<23 anos)

Seniores M-SEN (23 a 34 anos)

Seniores F -SEN (23 a 34 anos)

Veteranos M-35 (35 a 39 anos)

Veteranos F -35 (35 a 39 anos)

Veteranos M-40 (40 a 44 anos)

Veteranos F -40 (40 a 44 anos)

Veteranos M-45 (45 a 49 anos)

Veteranos F -45 (45 a 49 anos)

Veteranos M-50 (50 a 54 anos)

Veteranos F -50 (50 a 54 anos)

Veteranos M-55 (55 a 59 anos)

Veteranos F -55 (55 a 59 anos)

Veteranos M-60 (+ 60)

Veteranos F -60 (+ 60)

Para efeitos de definição do escalão de competição, serão seguidas as normas da AAALG para a época desportiva em curso.

Os escalões dos atletas veteranos são determinados a partir do dia do seu aniversário.

A classificação por escalão são meramente estatísticas e não serão premiadas.

4.3. Prémios

Para os 3 primeiros da Geral Individual:

FEMININO

MASCULINO

1ª Classificada

Medalha + Diploma

1º Classificado

Medalha + Diploma

2ª Classificada

Medalha + Diploma

2º Classificado

Medalha + Diploma

3ª Classificada

Medalha + Diploma

3º Classificado

Medalha + Diploma

Para as 3 primeiras Equipas da Geral Coletiva:

COLETIVO

1ª Equipa

Troféu

2ª Equipa

Troféu

3ª Equipa

Troféu

Para a classificação Coletiva, será feito a soma dos 3 melhores registos de cada clube filiado na AAALG, independentemente do género.

4.4. Prazos para reclamação de classificações

Poderão ser efetuadas por escrito à organização até duas horas após o término da corrida.

5. Direitos de imagem

A organização da prova, respetivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportiva reservam-se os direitos de utilizarem livremente em todos os países e sob todas as formas, a participação dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos.

A prova poderá ser gravada em vídeo e/ou fotografada pela organização do evento e jornalistas para posterior aproveitamento publicitário.

Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a organização com antecipação e por escrito. Caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o uso em qualquer tempo, sem direito a receber compensação financeira por parte da organização.

6. Características da organização da competição em contexto COVID-19

6.1. Acesso ao recinto da competição

Só terão acesso ao recinto da competição, o pessoal da organização, voluntários e atletas / treinador (2 por clube).

6.2. Zona de partida

  • Uso de máscaras é obrigatório;
  • Na entrada e saída da zona de partida existirá solução antisséptica de base alcoólica (SABA) para utilização dos atletas. Junto da mesma está afixado um folheto com informação sobre a lavagem correta das mãos;
  • Marcações de posição dos atletas na linha de partida, registo de tempos por chip e classificações por tempo total.

6.2.1. Métodos para as partidas:

  • Horário de partida atribuído aos atletas, chamando-os para as boxs correspondentes (20 atletas por box) onde o distanciamento social tem de ser mantido;
  • O acesso à linha de partida é controlado conforme os dorsais atribuídos a cada horário de partida; Partidas de minuto a minuto, sendo comunicadas por e-mail até 24h antes da competição no manual do atleta, e regularmente, por instalação sonora as indicações gerais e quais os grupos de atletas que se devem dirigir à zona de partida, para evitar aglomerados de pessoas;
  • Os atletas deverão utilizar a mascara facial até saírem do recinto (+-200 metros de prova), havendo um local sinalizado para retirar a mesma.
  • O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes definidos para aquela hora. Os participantes que que não se apresentem até 15 minutos após a partida ou se apresentarem para além desse período serão impedidos de partir, e como tal não serão classificados.

6.3. Percurso

  • Os atletas serão instruídos sobre a regra de ultrapassagens;
  • Os atletas devem evitar correr demasiado perto;
  • Os atletas são instruídos sobre o cuspir, e outros métodos comuns de limpeza de secreções nasais e respiratórias durante a corrida (esta limpeza não deve ser realizada a menos de 10m de outro corredor).

6.4. Sinalética

Sinalização no percurso lembrando os corredores do distanciamento físico e etiqueta de ultrapassagem.

6.5. Abastecimentos

  • Ao ar livre;
  • O staff que se encontram neste local utiliza, obrigatoriamente, máscaras;
  • Existência de local para a higienização das mãos para o staff;
  • Existência de desinfetante para as mãos na zona de entrada dos corredores;
  • Garantir espaço para manter o distanciamento físico;
  • Existência de marcações no pavimento para assegurar os requisitos de distanciamento físico;
  • É proibida a afluência de público e apoiantes ao interior da zona de partida e meta;
  • O contacto direto entre os atletas e o staff deve ser evitado. As zonas de abastecimento para que os atletas e staff estão sempre separados por uma mesa;
  • São assegurados os padrões de higiene e segurança alimentar no fornecimento de líquidos;
  • O sistema de enchimento de reservatórios individuais dos atletas, é efetuado por um elemento do staff;
  • 6.6. Meta
  • Os participantes são incentivados a passar pela área de chegada rapidamente: sem selfies/fotos ou esperando por outros atletas.
  • Ao passar pela área de meta têm de manter o distanciamento físico e obrigatória a colocação da máscara.
  • Os abastecimentos na zona de meta devem cumprir os mesmos requisitos dos demais, não permitindo aglomerados de pessoas.
  • 6.7. Pódio
  • Apenas estarão na zona de pódio o pessoal-chave e convidados: organizadores, atletas vencedores
  • Uso obrigatório de máscara de proteção.
  • Obrigatório cumprir com o distanciamento físico e a etiqueta respiratória
  • Medalhas para os 3 primeiros serão entregues em mão apos as confirmações dos resultados

 

7. Disposições Finais

A organização reserva o direito de alteração do regulamento em benefício do bom funcionamento do CRTALG, sendo os atletas avisados de tal alteração no site/página do Facebook da prova ou no próprio dia da mesma.

Todos os casos omissos serão resolvidos pela organização. Das suas decisões não caberá recurso.

Saudações Desportivas,

A Direção,

 

Chumbinho

Associação de Atletismo do Algarve

 

RDP2021

   
© Associação de Atletismo do Algarve