Queres ser juíz de Atletismo ?

Detalhes

1. Quando é que são realizados Cursos de Admissão de Juízes de Atletismo?
Por norma, os Cursos de Admissão são realizados no último trimestre de cada ano. Podem ser realizados estes Cursos noutros meses do ano, mas não é habitual.
2. Como posso inscrever-me?
Deverás contactar a Associação de Atletismo do Distrito da sua residência (clica no mapa para ver contactos), e obter a informação de quando será realizado o próximo curso de Admissão de Juízes.
3. A Associação do meu Distrito não vai realizar brevemente nenhum Curso. Tenho de esperar?
Não necessariamente. As Associações nem sempre realizam Cursos de admissão de Juízes todos os anos, pelo que os candidatos podem participar em Cursos organizados por outras Associações Distritais/Regionais.
4. Em que consiste o Curso ?
O Curso consiste em formação teórica em sala com a duração minima de 15 horas, complementado com aulas práticas em pista. No final do curso é realizado um teste de avaliação escrito, onde o candidato deverá obter uma classificação minima de 50%.
5. Existem condições minimas para ser candidato a um Curso de Admissão a Juiz de Atletismo?
Sim. As condições minimas são as seguintes: - ter pelo menos 15 anos; Possuir pelo menos a escolaridade minima obrigatória e - ter bom comportamento moral, civico e desportivo.
6. Quanto tenho de pagar pelo Curso?
Normalmente o Curso é gratuíto, mas algumas Associações optam por cobrar uma taxa simbólica de inscrição, para cobrir as despesas administrativas (aluguer de salas, documentação, etc).
7. Como obtenho a documentação para ser Juiz de Atletismo?
O Regulamento de Competições da IAAF (Regras Técnicas), Regulamento do Conselho de Arbitragem da FPA entre outros são normalmente entregues aos candidatos no primeiro dia do Curso. De qualquer modo, a grande maioria da documentação está disponível para consulta e download no site da FPA, na área de downloads.
8. Depois do Curso, posso logo actuar como Juiz? Sim, depois de seres aprovado(a) como Juiz de Atletismo, obterás a categoria de Juiz Estagiário, ou seja, podes logo actuar, mas sob estágio, competindo ao Conselho de Arbitragem da tua Associação o planeamento desse estágio.
O estágio consiste na actuação em provas oficiais de atletismo como qualquer outro Juiz, mas as funções no estágio são em princípio monitorizadas por Juízes mais experientes.
9. Que funções posso desempenhar?
Podes actuar em muitas áreas interessantes.
Durante o estágio, por norma as funções que desempenharás serão menos complexas/ exigentes. Nesta fase é normal seres nomeado(a) para fazeres "um pouco de tudo", ou seja rodar pelas várias funções de ajuizamento (provas de pista, lançamentos, saltos, secretariado, etc), de modo a consolidar os teus conhecimentos e aprenderes como tudo funciona na prática.
Isso permitir-te-á chegares rapidamente a Juiz Regional (ao fim de uma época de actividade) com o grau de polivalência adequado a um Juiz dessa categoria. É claro que podes sempre especializar-te numa área em concreto (Cronometragem Automática, Partidas, Chegadas, Marcha, Secretariado, Direcção Técnica, etc).
10. Terei dificuldade em integrar-me no grupo de Juízes?
Não. Vais ver que o ambiente entre os Juízes (desde os mais novatos aos mais experientes) é muito cordial, criando-se boas amizades. Além do mais, na arbitragem de atletismo, o espirito e trabalho em equipa é fundamental.
11. Depois de tirar o curso de Juiz, quando poderei chegar a Juiz Internacional?
A boa notícia é que se quiseres muito e demonstrares boas qualidades e conhecimentos como Juiz, podes chegar lá. Mas o caminho até chegares a um patamar internacional ainda vai demorar alguns anos (em princípio nunca menos de 10 anos de actividade), pois primeiro tens de passar por várias etapas/categorias (Juiz Regional, Juiz Nacional, Juiz-Árbitro, NTO).
Se tiveres alguma dúvida adicional, contacta-nos para
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
ou para a Associação de Atletismo do Algarve,
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Esperamos por ti.
Samuel S. Lopes Presidente do Conselho de Arbitragem da FPA

   
© Associação de Atletismo do Algarve